Umas das decisões mais importantes de um empresário no processo de abertura de uma empresa é saber como definir o capital social da sua empresa, qual será o recurso inicial que o proprietário deve investir para iniciar o seu negócio.

Legal, mas como saber e/ou determinar esse valor. O ideal é que você invista um pouco de tempo para elaborar um plano de negócios, tá mas meu negócio é pequeno é necessário mesmo ter um plano de negócios?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que um grande número de empresas fecham nos primeiros anos de vida, pois bem, isso só acontece quando você e sua empresa não estão preparados. 

Indico fortemente que você faça um planejamento antes de abrir o seu negócio, seja ele qual for e o tamanho que ele vai ter.

Lembra dos Food Trucks, que teve na moda e que você via um em cada esquina? Notou que eles deram uma sumida das ruas? Hoje o mercado se ajustou e só ficou os que se prepararam melhor.

Você deve está se perguntando! Como eu vou fazer isso? Calma se você não tem recursos suficientes para contratar uma consultoria especializada, você pode fazer isso gratuitamente bastando apenas dedicação da sua parte. 

O Sebrae disponibiliza um Software de Plano de Negócios, onde você pode estar fazendo pessoalmente o seu planejamento.

O planejamento por mais básico que ele seja vai te dar uma base para definir o valor necessário para iniciar o seu negócio.

O capital social da sua empresa não precisa ser realizado de imediato, ou seja, não é necessário que você tenha disponibilidade imediata do valor. 

Você pode começar com uma parte para tirar do papel a criação da sua empresa e depois aumentar o valor conforme necessário.

Você pode até mesmo indicar o valor do capital total necessário e colocar apenas uma parte desse valor que você já tem disponível e a diferença pode ser entregue à sociedade em um outro momento. 

A parte já entregue será chamado de capital social integralizado e a diferença de capital social a integralizar. Essa obrigação que o proprietário assume com a empresa deve ter um prazo determinado para acontecer e especificado no contrato social da empresa.

É de grande importância que o valor investido na empresa seja bem gerenciado. Indico a leitura de um outro post que falamos um pouco sobre o Fluxo de Caixa na Vida Financeira das MPEs.

Esperamos ter colaborado na formação do capital social da sua empresa.

Sucesso! 

Receba novos posts por e-mail Inscreva-se! [email-subscribers namefield="YES" desc="" group="Public"]