Uma dúvida que surge para muitos empresários na hora de abrir uma empresa é com relação a classificação das suas atividades, ou seja, a definição de atividades: principal, secundária e auxiliar.

Nesse post vamos falar um pouco sobre cada ponto. Primeiro precisamos deixar claro que a atividade econômica das empresas deve ser entendida como um processo, isto é, uma combinação de ações que resulta em certos tipos de produtos ou, ainda, uma  combinação de recursos que gera bens e serviços específicos. Logo, uma atividade é caracterizada pela entrada de recursos “matéria-prima”, um processo de produção e uma saída de produtos (bens e serviços).

Cada tipo de produção e/ou serviço é enquadrada numa subclasse CNAE quando sua atividade atende à definição dessa subclasse. Como as empresas podem desenvolver mais de uma atividade, na prática é necessária a identificação de uma atividade principal para definir sua classificação.

Entre as várias atividades exercidas, é preciso distinguir as atividades principal e secundárias, de um lado, e as atividades auxiliares, de outro. A produção das atividades principal e secundárias consiste em bens e serviços para serem colocados à disposição de terceiros, ainda que em parte possam ser consumidas ou investidas na própria empresa. As atividades auxiliares são atividades de apoio às atividades principal e secundária.

A atividade econômica se traduz pela criação de valor adicionado mediante a produção de bens e serviços, com a utilização de trabalho, de capital e de insumos (matérias-primas).

Define-se a atividade principal de uma empresa como seu principal processo de produção, o que mais contribui para geração do valor adicionado. A atividade secundária é uma atividade cuja produção é destinada a terceiros, mas cujo valor adicionado é menor do que o da atividade principal. A maior parte das empresas exerce mais de uma atividade e, portanto, tem uma ou mais atividades secundárias. Como, por definição, uma empresa deve ter uma única atividade principal, nos casos em que produz produtos (bens e/ou serviços) associados a outras subclasses da classificação de atividades, estes são considerados produção secundária.

Leia também:

Como definir o capital social da sua empresa

O fluxo de caixa na vida Financeira das MPEs

As atividades auxiliares são atividades de apoio, exercidas dentro da empresa, voltadas à criação de condições necessárias para a execução de suas atividades principal e secundárias e desenvolvidas, intencionalmente, para serem consumidas dentro da empresa. Geralmente, são atividades de prestação de serviços usuais à operação de unidades de produção similares, usados como consumo intermediário, cujo valor costuma ser menor do que o valor adicionado da atividade principal ou das atividades secundárias.

Os exemplos mais comuns de atividades auxiliares são: serviços de gerenciamento e administração dos negócios da empresa; cobrança, treinamento e gestão de recursos humanos; compras e promoção de vendas; limpeza; segurança.

Existe um método para classificação de uma atividade principal quando uma empresa exerce mais de uma atividade, o método Top-down, onde é feito um trabalho de identificação e classificação das atividades e a sua contribuição (valor adicionado).

Ficou com dúvidas? Está precisando de ajuda na abertura da sua empresa?

Compartilhe com seus amigos, deixe um comentário e se for o caso entre em contato conosco.

Sucesso! 

Receba novos posts por e-mail Inscreva-se! [email-subscribers namefield="YES" desc="" group="Public"]